As mudanças que ocorrem na sociedade refletem a necessidade do aprendizado contínuo. A presença das tecnologias, no mundo globalizado, são meios imprescindíveis na comunicação e na rapidez com que essa é reproduzida. Assim, essas tecnologias chegam ao meio escolar para contribuir no processo da aprendizagem do educando. É preciso que o educador tenha conhecimento com as novas tecnologias para fazer uso destas e também estimular os alunos a desenvolver habilidades com os meios tecnológicos de pesquisa que dispõem a escola.
As tecnologias na educação buscam criar as novas formas do conhecimento chegar aos cidadãos. Entretanto, o conhecimento da tecnologia do aluno e do professor pode despertar interesses em adquirir mais informações para construir o conhecimento . O papel da escola é de proporcionar meios para a acessibilidade e conhecimento dos meios tecnológicos. Porém se percebe algumas dificuldades, como acesso ao programa linux, vendo que a maioria dos alunos que dispõem de computadores em casa ou no trabalho não usam o mesmo programa, causando algumas dificuldades e rejeição. Também é necessário que a escola tenha disponibilidade dos meios tecnológicos para se fazer uso, pois a falta de computadores os alunos de uma sala torna o trabalho difícil. Outro ponto é do professor saber preparar a sua alua digital, ter conhecimento e saber interagir com os alunos. Usar outros recursos tecnológicos que a escola dispõem, além dos computadores, os recursos pedagógicos e multimídia. Vale ressaltar a participação de todos nesse processo de informação tecnológica.
As dificuldades encontradas dentro da escola são muitas, temos problemas com espaço, computadores que não funcionam, internet lenta e outros. É preciso que tudo funcione em harmonia, assim o ensino/aprendizagem deve se tornar interessante e construtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário