Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação Ensinado e Aprendendo com as TIC
Nome: Andréia Wedy Scarton
Unidade:2
Atividade:2.2
Formadora:Lourdes Misael
A IMPORTANCIA DO HIPERTEXTO
Um hipertexto vem auxiliar a busca pelo conhecimento, sabendo que vivemos em um mundo onde se recebe informações a cada segundo e não são poucas, como transformar informações em conhecimento? O hipertexto vem com o conceito de transformar essas informações em conhecimento.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Hoje, utilizar as ferramentas disponíveis para a construção do conhecimento não esta sendo uma tarefa fácil. No entanto nós educadores precisamos estimular nosso alunos a desenvolver seu conhecimento, sua criticidade e principalmente a se posicionar como cidadão critico e responsável. Através da construção do conhecimento é permitindo uma maior responsabilidade do aluno, um comprometimento, favorecendo a criatividade. Despertando interesses, estimular o desenvolvimento e ter retornos com certeza é o que um educador espera.
Utilizar links diferentes, novas maneiras de pensar e interagir em grupo, respeitando o ritmo, estilo e os níveis de cada um. Com isso permite uma autonomia por parte dos alunos, uma reflexão sobre o conhecimento adquirido e o produzido. Perceber que não há um conhecimento universal, e sim múltiplo. Observar as etapas para essa construção os caminhos percorridos, as dificuldades, e principalmente o aprendizado.
Através de um hipertexto, ou seja, um texto digital que proporciona interagir com vários links, facilitando a busca e os termos relacionados a pesquisa. Espera-se que seja utilizado para melhorar, aprimorar construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário