EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

atividade reflexiva da unidade 1 e 2

As atividades iniciais do curso levam o professor a ler textos do que é ser professor e fazer uma leitura de si mesmo. Como melhorar as nossas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo usando as tecnologias com os alunos. 
Processo desta unidade nos coloca situações diversas, ou seja não basta apenas o professor levar a aula pronta não que isso deixe de ter sua importancia, mas é preciso levar o aluno a criar, produzir conhecimento com o uso dos computadores. Através da produção do hipertexto, mapa conceitual, webquest eles podem interagir na aula. Assim, os trabalhos em grupo ou individuais apresentarão melhor desenvolvimento no decorrer dos trabalhos.
Durante o decorrer da unidade 2 as atividades começam a ser colocadas em prática junto com os alunos e os trabalhos em grupo se aprofundam. E a navegação e as descobertas de novas ferramentas, sites de pesquisa que vem a contribuir e complementar o nosso conhecimento como educadores. 
O problema encontrado pelos cursistas era a falta de tempo devido a jornada de trabalho e por todos serem profissionais da educação o fechamento do ano letivo, contribuiram para a "falta de tempo".
A ajuda de nossa professora Lurdes foi de fundamental importancia, sempre nos atendeu e ajudou de todas as formas on line ou nas aulas presenciais mesmo fora de seu horário de trabalho , obrigada . E vamos colocar em prática.

Atividade 2,9: Pôster

domingo, 27 de novembro de 2011

ATIVIDADE PRATICA PEDAGÓGICA 2.8

Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação Ensinado e Aprendendo com as TIC
Nome: Andréia Wedy Scarton
Unidade:2
Atividade:2.8
Formadora:Lourdes Misael
ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA

A atividade  criada na webquest para ser desenvolvida com os alunos foi muito gratificante. O tema trabalhado foi Escravidão ontem e hoje. Os alunos do CEJA reagiram bem. Possuem certa dificuldade em pesquisas em internet, tendo em vista que a grande maioria é de comunidade carente, que trabalham o dia todo e não tem acesso a computadores fora da escola. Após esta barreira a realização da atividade decorreu em duas aulas.




A primeira aula, fizeram leituras nos sites sugeridos na atividade, viram imagens e um vídeo coletivo. O desenvolver da segunda aula foi uma continuidade onde anotaram em seus cadernos trechos dos textos lidos.
Já em sala de aula foram elaborados trabalhos em grupos como cartazes para expor no momento cultural que a escola realizou no sábado. As turmas correspondem ao (6º e 7ºano)  2º ano 1º segmento e 2º ano 2º segmento (8º e 9º ano).



O desenvolvimento das atividades transcorreu tranquilamente os alunos são muito interessados em aprender. Os trabalhos ficaram excelentes e o objetivo é que eles conheçam a nossa história, valorizem o negro e percebam a importância deste na construção do nosso país. E principalmente caracterizar o processo da escravidão e ver os reflexos da mesma nos dias atuais no trabalho escravo. E saber e conhecer a lei que existe  para estes casos. Dizer sempre NÃO ao preconceito, nunca aceitar qualquer tipo de discriminação. Assim, estarão exercendo acima de tudo a sua cidadania.
O contexto histórico da escravidão é complexo, mas sem dúvida foi a maior vergonha que ficou para a humanidade. Por essa e tantas outras razões é que hoje é preciso agir diferente dos 'senhores' de antigamente e conscientizar sempre a igualdade.




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VISITANDO A WIKIPÉDIA


Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação Ensinado e Aprendendo com as TIC
Nome: Andréia Wedy Scarton
Unidade:2
Atividade:2.10
Formadora:Lourdes Misael




VISITANDO A WIKIPÉDIA




O site da wikipédia é um dos mais acessados para pesquisas, seja, individual ou para desenvolver com os alunos. Todos os temas procurados são encontrados e disponibiliza se as fontes são confiáveis ou não. Os ícone editar dá a possibilidade do leitor fazer contribuição no texto e a mesma será avaliada para ser publicada.
As pesquisas onde aparecem o cadeado são restritas ao leitor, ou seja, não pode editar, contribuir. A participação do leitor é apenas para pesquisar.
Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

ATIVIDADE 1.4 "MINHA ESCOLA"

Esta é  apresentação da pesquisa sobre o uso das tecnologias usadas na escola

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ativ2.6 e 2.7 Planejamento de aula



ESCOLA:
CEJA Marechal Rondon

PROFESSORAS:
Andreia wedy Scarton
Rosana Cabral da Cunha

TEMA:
Escravidão no Brasil

SUBTEMA:
Os reflexos da escravidão e o trabalho escravo

OBJETIVO:
  • Incentivar o aluno a pesquisar e conhecer a importância do negro africano na construção do Brasil.
  • Desenvolver pesquisas e atividades com o uso da sala de computação na escola.
MATERIAIS USADOS:
Será usado a sala de computação para desenvolver pesquisas e atividades em webquest,
materiais para confecção de cartazes e foolder

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de acordo com o desenvolvimento da pesquisa e das atividades. Também realizaram apresentações na escola.

CONCLUSÃO:
Ao término da realização da pesquisa e das atividades online. O aluno deverá saber pesquisar e realizar as atividades na webquest e desenvolvido um posicionamento critico aos reflexos da escravidão.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conceituando um hipertexto


Eproinfo Integrado
Curso: Tecnologia na Educação Ensinado e Aprendendo com as TIC
Nome: Andréia Wedy Scarton
Unidade:2
Atividade:2.2
Formadora:Lourdes Misael

A IMPORTANCIA DO HIPERTEXTO
Um hipertexto vem auxiliar a  busca pelo conhecimento, sabendo que vivemos em um mundo onde se recebe informações a cada segundo e não são poucas, como transformar informações em conhecimento? O hipertexto vem com o  conceito de transformar essas informações em conhecimento.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do  conhecimento, pois tal como o cérebro humano,  ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Hoje, utilizar as ferramentas disponíveis para a construção do conhecimento não esta sendo uma tarefa fácil. No entanto nós educadores precisamos estimular nosso alunos a desenvolver seu conhecimento, sua criticidade e  principalmente a se posicionar como cidadão critico e responsável.  Através da construção do conhecimento é permitindo uma maior responsabilidade do aluno, um comprometimento, favorecendo a criatividade. Despertando interesses, estimular o desenvolvimento e ter retornos com certeza é o que um educador espera.
Utilizar links diferentes,  novas maneiras de pensar e interagir em grupo, respeitando o ritmo, estilo e os níveis de cada um. Com isso permite uma autonomia por parte dos alunos, uma reflexão sobre o conhecimento adquirido e o produzido. Perceber que não há um conhecimento universal, e sim múltiplo. Observar as etapas para essa construção os caminhos percorridos, as dificuldades, e principalmente o aprendizado.
Através de um hipertexto, ou seja, um texto digital que proporciona interagir com vários links, facilitando a busca e os termos relacionados a pesquisa. Espera-se que seja utilizado para melhorar, aprimorar construção do conhecimento.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ativ 1.6 AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Com referencia as atividade 1.5 é um novo meio para preparar síntese de aulas, favorecendo o aprendizado dos alunos através de um mapa conceitual. Permite uma contextualização do tema trabalhado e assim proporciona uma reflexão de todo o conteúdo. Não foi muito fácil a realização deste mapa, porém depois das dificuldades o resultado foi muito bom.

FRASES E PENSAMENTOS DE IÇAMI ITIBA

Frases de Içami Tiba

"Muitos pais, em nome do AMOR, deixam de cobrar coisas que precisam cobrar e ficam poupando os filhos; o amor é poupar, nessa linguagem de excesso de amor estraga. O verdadeiro amor tem que educar a outra pessoa e, para educar, muitas vezes, é preciso ajudar a organizar a vida, ajudar o filho a fazer o que ele é capaz. Mas os pais ficam poupando e acabam estragando seus filhos, em vez de ajudá-los..." (FRASES e Pensamentos de Içami Tiba)


"O SUCESSO e a felicidade não dependem somente de uma pessoa fazer o que gosta. Entendendo que esta pessoa seja competente, disciplinada, ética, criativa, com iniciativa e cidadã. O sucesso e a felicidade dependem também da pessoa saber lidar com o que não gosta. Pois o que a pessoa gosta traz também algo que ela não gosta. Se as pessoas largarem o que gostam por não saberem lidar com o que não gostam, elas vão restringindo cada vez mais os seus campos de ação. Pessoas de sucesso e felizes não têm portas fechadas à sua frente. Acompanhando os jovens percebo que eles são capazes de largar uma faculdade por não conseguir superar suas dificuldades com uma ou outra matéria, outros largam seus sonhos por não conseguir estabelecer uma estratégia de realização. Esses são algumas das conseqüências de uma educação muito permissiva que aceita que os filhos não cumpram suas tarefas até o fim. Os pais destes jovens tomaram para si a responsabilidade de deixarem os filhos fazerem o que tiverem vontade. Assim, deixaram de preparar os filhos para a vida. O sucesso não é o que a própria pessoa se apregoa. O sucesso é o reconhecimento que outras pessoas lhe dão. Felicidade é uma sensação interior que se aprende a desenvolver, curtindo o que tem, sem ficar chorando pelo que não tem..." (Frases e PENSAMENTOS de Içami Tiba)


"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a VIDA. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!" (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!" (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"A vida é generosa e, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)
"Não adianta ter bom senso. É preciso informação e conhecimento, é preciso praticar ser pai. Não é só o bom senso, pois o bom senso leva ao que está acontecendo, que é o filho ser uma colcha de retalhos de educação e não o resultado de um projeto educativo. Cada hora se faz de um jeito e os pais pensam que acertaram, mas no fundo ainda estão fazendo cada um de uma forma: o pai, a mãe, a avó, a babá - e ainda querem que os filhos tenham equilíbrio. Deve haver um planejamento, um projeto educativo. A educação é um projeto, é algo que tem um caminho, que não pode ser simplesmente de qualquer forma. Deve ser muito elaborada, pois é o futuro do filho e da família que estão em jogo..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)
"Como será a educação dos filhos desses quem nem tiveram educação, o que poderão passar para seus filhos? O filho pagará mais tarde e o pai pagará sempre. Não tendo maturidade suficiente, será um esforço frouxo de mãe, e quem delegará as funções será a mãe da mãe. De uma forma geral, o pai some e não se preocupa com a criança..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"O ser humano pode começaar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)
"O maior estímulo para ter disciplina é o desejo de atingir um objetivo.." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)
"Para o otimista, cada nova complicação é uma nova oportunidade. Para o pessimista, cada nova oportunidade é uma nova complicação..." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"Amor demais estraga." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)


"Quem ama, educa." (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)
"É muito mais difícil ser pai hoje do que antigamente, quando o pai chegava, batia no filho e pronto. No entanto, os pais não educavam os filhos melhor que hoje. Isso que estamos passando atualmente é resultado da má educação que eles nos deram e nós sobrevivemos às nossas custas, porque eles só foram chefes, só repetiram sistemas tradicionais. Fizeram o que os pais deles fizeram e os pais dos pais deles fizeram. Vinham em uma linha da chefia do "eu olho e você obedece". Essa geração de pais de hoje, os pais sufocados, é uma geração louvável de pais, pois eles apanharam na infância, se formaram por conta própria e, lógico, não foram perfeitos. Então, acabam "apanhando" hoje dos filhos. E é por isso que os chamo de pais sufocados..."


 (Frases e Pensamentos de Içami Tiba)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ativ 1.4 uso das tecnologias na escola


As mudanças que ocorrem na sociedade refletem a necessidade do aprendizado contínuo. A presença das tecnologias, no mundo globalizado, são meios imprescindíveis na comunicação e na rapidez com que essa é reproduzida. Assim, essas tecnologias chegam ao meio escolar para contribuir no processo da aprendizagem do educando. É preciso que o educador tenha conhecimento com as novas tecnologias para fazer uso destas e também estimular os alunos a desenvolver habilidades com os meios tecnológicos de pesquisa que dispõem a escola.
As tecnologias na educação buscam criar as novas formas do conhecimento chegar aos cidadãos. Entretanto, o conhecimento da tecnologia do aluno e do professor pode despertar interesses em adquirir mais informações para construir o conhecimento . O papel da escola é de proporcionar meios para a acessibilidade e conhecimento dos meios tecnológicos. Porém se percebe algumas dificuldades, como acesso ao programa linux, vendo que a maioria dos alunos que dispõem de computadores em casa ou no trabalho não usam o mesmo programa, causando algumas dificuldades e rejeição. Também é necessário que a escola tenha disponibilidade dos meios tecnológicos para se fazer uso, pois a falta de computadores os alunos de uma sala torna o trabalho difícil. Outro ponto é do professor saber preparar a sua alua digital, ter conhecimento e saber interagir com os alunos. Usar outros recursos tecnológicos que a escola dispõem, além dos computadores, os recursos pedagógicos e multimídia. Vale ressaltar a participação de todos nesse processo de informação tecnológica.
As dificuldades encontradas dentro da escola são muitas, temos problemas com espaço, computadores que não funcionam, internet lenta e outros. É preciso que tudo funcione em harmonia, assim o ensino/aprendizagem deve se tornar interessante e construtivo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O BRASIL PRECISA VALORIZAR O PROFESSOR


Brasil precisa cobrar e recompensar professor, diz economista israelense

O israelense Victor Lavy deu palestra no Ibmec, no Rio (Foto: Divulgação)O sistema de educação do Brasil precisa melhorar muito para que o país possa ser considerado como exemplo de um ensino de qualidade. Esta é a avaliação do economista israelense Victor Lavy, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Estudioso dos mais variados métodos de ensino pelo mundo, Lavy considera que mais do que equipar as salas de aula com computadores e tablets, é preciso aprimorar o velho método de ensino do professor com os alunos.

Lavy veio ao Brasil participar de um seminário no Ibmec, no Rio, para falar sobre a economia da educação e suas implicações para as políticas educacionais. Ele já havia visitado o país em 2009, e viu poucas mudanças significativas nestes dois anos. “O Brasil ainda tem muito o que melhorar”, afirma Lavy. Em entrevista ao G1, por telefone, Lavy estabeleceu algumas medidas que o país deve buscar para ter um ensino de melhor qualidade. Confira:
G1 - O Brasil cresceu economicamente nos últimos anos, mas a qualidade do ensino não tem acompanhado este crescimento. O que é preciso mudar isso?
Lavy – 
Algumas medidas devem ser buscadas. Uma delas é valorizar o trabalho do professor, estabelecendo metas a serem alcançadas e as recompensando com premiação por bom desempenho. Pagar bons salários. Exigir que o currículo escolar seja cumprido à risca, com métodos que permita aferir se os estudantes estão realmente aprendendo o que lhe é ensinado. É importante também mostrar aos pais o valor da boa educação para os seus filhos, para assim insistir que eles continuem na escola.
De que maneira se deve avaliar que o estudante está aprendendo o que lhe é ensinado?
Uma possibilidade é fazer testes baseados no currículo da semana. Costuma funcionar muito bem em outros países, e é um caminho que pode dar certo no Brasil. É importante ter certeza de que o estudante está compreendo o que está sendo ensinado. Na minha opinião o velho estilo de dar aulas é efetivo. Repetir exercícios e buscar a memorização são práticas muito úteis.
O que o senhor acha do uso de computadores, tablets e outras tecnologias em sala de aula?
Não dá para esperar que o computador vá resolver o problema da educação. Eles são caros, precisam ser trocados a cada dois anos, podem ser roubados das escolas. Enfim, é um investimento importante, pode ser usado para pesquisas na internet, mas não é o que vai melhorar o aprendizado.
Muitas escolas de ensino médio centralizam suas ações no preparo dos alunos para exames de admissão nas universidades, os vestibulares. O que o senhor pensa disso?
É natural para o estudante se focar nestes exames. Se ele está aprendendo alguma coisa do currículo durante o ensino médio, vai ter uma educação boa. Mas não se pode só pensar no vestibular. É preciso expandir os horizontes do aluno. É preciso pensar no respeito às leis e na democracia.
Quais países podem servir de modelo de sistema de educação?
A Finlândia é um belo exemplo. O professor é muito bem remunerado por lá. Na Escandinávia, de forma geral, ser professor é um trabalho de honra, as pessoas se inspiram nos seus professores. Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan também apresentam bons resultados. Os estudantes passam muitas horas nas escolas nestes países porque há muita pressão para elas terem sucesso. E há disciplina. Eles entendem a importância de se ter esta educação. Minha filha foi fazer intercâmbio na Coreia do Sul. Lá os alunos ficam das 8h30 às 23h na escola. Vão para casa só para dormir. São casos de sucesso que nem sempre funcionam em outros países, mas podem servir de motivação para se pensar o que se pode fazer para melhorar.
O senhor costuma dizer que no Brasil a hora-aula não tem o mesmo aproveitamento que em outros países. O que acontece?
Quando se analisa o ensino em aulas adicionais de matemática e ciências, por exemplo, não se vê uma melhora no rendimento dos estudantes. No Brasil o professor não cumpre o currículo que lhe é proposto. Muitos faltam ao trabalho, outros conseguem cumprir 50%, no máximo 60% do cronograma. É preciso cobrar os professores e recompensá-lo pelas metas alcançadas.

sábado, 6 de agosto de 2011

Alunos bonzinhos, por Içami Tiba

Houve um tempo, há algumas décadas, que o comportamento do
aluno era tão avaliado quanto o seu aprendizado. Se um aluno
 estivesse quieto, calado, não se mexesse muito, não perturbasse
 em nada a aula, nem sequer perguntasse uma dúvida que tivesse,
 pronto: nota máxima em comportamento.  Por esta nota os pais,
que tinham que assinar o boletim, sabiam se o seu filho fez bagunça
 ou não na sala de aula.
Assim, quem estivesse tímido, com graves problemas psicológicos
como isolamento, mutismo, séria dificuldade de relacionamento,
considerável baixa na auto-estima a ponto de julgar-se incompetente
para participar da aula etc.
poderia receber uma boa nota de comportamento.
Era a época em que reinava o ensino autoritário, quando as regras
 escolares estavam acima de qualquer aluno, o dever estava muito
distante do prazer, do lúdico, da alegria de viver. É deste período que
 os professores cometiam atos hoje considerados abusos de poder e
até mesmo de bullying, como taxar o aluno de burro, fazer o aluno
“ajoelhar no milho” etc.
Felizmente estas avaliações de comportamento acabaram, o ensino
humanizou e o aluno adquiriu seus direitos de manifestação.
Como toda água que se represa, quando se solta inunda descontroladamente
 tudo por onde passa, e não irriga somente o que precisa; o comportamento
dos alunos também “detonou” com tudo o que encontrou pela frente como liberdade de expressão, limites, regras e educação.
Os alunos ficaram como que viciados pela agitação e vontades próprias.
 Quando não fazem o que querem e não se agitam, começam a sofrer
um tipo de abstinência ficando irritados, aborrecidos, desrespeitosos,
agressivos, tumultuadores etc.
Hoje até parece que os alunos que desejam aprender estão na contra
 mão da maioria, assim como comportar-se em aula sem incomodar outras
 pessoas e até mesmo praticar a educação mais adequada e saudável .
O que seria esperado de um aluno para ser considerado adequado é a
 educação relacional, com as palavras mágicas: com licença, desculpe,
por favor, obrigado.
Uma sala de aula seria muito melhor se os alunos fossem mais educados - principalmente na civilidade.  Ninguém no mundo gostaria de conviver com
 pessoas mal educadas, muito menos professores que precisam despertar
 nos alunos uma vontade de estudar, quando eles só gostariam de fazer
o que quisessem, avessos às obrigações e responsabilidades que são.
Mas esses mesmos alunos mal educados tornam-se altamente estimulados e
cheios de vontades de aprender quando os assuntos lhes interessam, surpreendendo até quem deles nada espera.
Portanto o segredo para se conseguir o interesse dos alunos e assim um
 “aluno bonzinho” é o professor: primeiro ouvir quais os interesses mais
 comuns que eles manifestam e, segundo: incluir a sua matéria neles ou o
inverso, ilustrar ou embasar as aulas com os interesses deles. Sabendo que
a paciência deles é cada vez mais facilmente esgotável, o professor deve
 alimentá-la fornecendo feedbacks a cada intervenção que o aluno fizer.
Assim as manifestações dos alunos deixam de ser intrusivas e passam a
 pertencer ao relacionamento professor-aluno.  
Exigir dos pais que os alunos já cheguem educados à Escola é bem pior e
mais difícil de obter resultados positivos do que transformá-los em parceiros
 da educação dos filhos deles. 

Planilhas

Este tipo de atividade ajuda o professor a conhecer o funcionamento de planilhas, como funcionam e principalmente como elaborar sua planilha. mesmo sendo para exercer uma atividade com os alunos ou para controle de notas/ avaliação,  mais rápido e prático.

slides digitais na escola

Este conteúdo foi muito agradavel, mostrou como se trabalhar com apresentações em sala de aula,uma ferramenta para ajudar o professor a tornar sua alula mais atrativa. Assim, pode consguir uma maior atenção por parte dos alunos e uma melhor fixação de conteúdo..

cooperação

Desta vez o aprendizado foi longo, aprendemos como usar a comunicação na rede. Principalmente cuidadado com o que escrevemos e como usar,analisando a sua importancia no dia a dia. Vai ser preciso mais tempo para se conseguir incorporar as novas habilidades.

Elaborar textos

Durante as aulas de elaboração de texto no programa linux educacional, teve-se que aprender a utilizar as ferramentas para as produções textuais.A formatar um texto, tornando-o adequado e com uma aparência agradavel para o leitor.A inserção de imagens, buscando os cuidados que o professor deve ter ao adotar o uso pedagógico das ferramentas.

blogs

Nesta atividade aprendemos a criar um blog, a interagircom os demais e também da quantidade de informações, textos que podemos ter acesso. Dessa forma também se consegue rapidamente compartilhar trabalhos, não os deixando dentro de gavetas ou salvos em algum outro lugar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AVALIAÇÃO DO CURSO

O curso de introdução à educação  digital para nós professores foi de grande contribuição.Tornou possivel ao professor utilizar o programa linux educacional de maneira prática nas pesquisas desenvolvidas com os alunos e professores. A disponibilidade dos recursos educacionais de multimidia e digitais como uma maneira de dispertar o interesse dos alunos pelo conhecimento, pesquisa e outros. Nesse contexto melhorar a qualidade do ensino nas escolas, tornando professores e gestores mais capacitados para promover a inclusão digital.

video todos pela educação

quinta-feira, 26 de maio de 2011

os regimes totalitarios e as relações com a atualidade

Os regimes totalitarios quando surgiram na Europa tinham como meta estabelecer uma ditadura, onde a força e a autoridade seriam plenamente exclusivas do Estado. E o povo seria influenciado a seguir estimulados pelo nacionalismo extremo. Os países onde surgiram esses regimes se colocavam como vitimas da 2ª guerra mundial.
Hoje podemos perceber outras maneiras que levam pessoas a exercer uma forma de autoritarismo,caracteristica dos regimes totalitários de 1939.